ID: 67682
Autoria:
Leonel Cezar Rodrigues, Marcelo Jorge Fernandez.
Fonte:
Revista Inteligência Competitiva, v. 1, n. 3, p. 328-344, Setembro-Dezembro, 2011. 17 página(s).
Palavras-chave:
Estratégia corporativa , Inteligência competitiva , Tecnologia da informação
Tipo de documento: Artigo (Português)
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O sucesso de uma empresa hoje depende crescentemente, da estratégia de seu negócio. A estratégia de negócio, no entanto, requer eficácia operacional, que por sua vez, depende da sincronia entre a estratégia de negócio e os recursos capacitadores organizacionais: Tecnologia de Informação (TI) e Inteligência Competitiva (IC). A TI é o mecanismo agilizador da realização da estratégia. A IC alimenta as premissas do negócio. O objetivo desta pesquisa foi verificar a realização de tais premissas na percepção dos gerentes em nível médio da Cremer S/A, no processo de reestruturação de sua crise entre 1998 e 2001. Realizou-se para tanto, uma pesquisa paramétrica entre os gerentes desta empresa. Verificouse o nível de alinhamento da estratégia de TI e a estratégia corporativa, bem como o cumprimento dos processos de mudança orientados pelo sistema de IC da empresa, com base no Modelo do Processo de Sistema de Inteligência Competitiva (MOSIPIC), de Riccardi e Rodrigues (2003). Os principais resultados indicaram um excelente alinhamento da TI e consistente observância do processo e dos elementos do MOSIPIC. Como o modelo propõe, a Cremer mostrou capacidade de recuperação, baseada numa sólida estratégia corporativa de recuperação.