ID: 67658
Autoria:
Daniela Ramos Teixeira.
Fonte:
Revista Inteligência Competitiva, v. 2, n. 3, p. 15-21, Julho-Setembro, 2012. 7 página(s).
Palavras-chave:
Brasil , Inteligência de Mercado , Método REVIE , Olimpíadas , Tecnologias
Tipo de documento: Artigo (Português)
Ver Resumo
Um dos grandes desafios das organizações hoje é a aplicabilidade assertiva das técnicas de análise e métodos utilizados em Inteligência de Mercado que possibilitem resultados eficazes alcançados pela média e alta gerência. O Método REVIE (Rede de Valor para Inteligência Empresarial) contribui com as empresas para a tomada de decisão nos negócios, pois traz mais de 30 (trinta) técnicas, métodos e ferramentas aplicáveis à Inteligência de Mercado, sendo estruturado em quatro eixos da Inteligência: mercado/concorrência; clientes; parceiros; produtos/serviços. Esse artigo tem como principal objetivo mostrar algumas técnicas e métodos com foco nas Olimpíadas de 2016 no Brasil, a saber: 1. Benchmarking, 2. Pesquisa, 3. Monitoramento e Análise das redes sociais, 4. Análises com foco em Gerenciamento de Crises, 5. Construção de Rede Integrada de Parcerias, 6. Mapeamento e Análise de Tecnologias e 7. Estruturação de Indicadores Chave de Performance (KPIs). O objetivo do presente artigo também é mostrar como os organizadores das Olimpíadas podem se beneficiar utilizando a Inteligência de Mercado para gerar negócios e tomar decisões assertivas. Faz parte do jogo: estruturar, gerenciar, acompanhar e medir os resultados, principalmente, na aplicabilidade da Inteligência de Mercado com foco nos Jogos Olímpicos. A Inteligência de Mercado faz toda a diferença nessa conquista.