ID: 67649
Autoria:
Tonny Kerley de Alencar Rodrigues, Átila de Melo Lira, Ivanir Costa, Antônio Carlos dos Santos, Ana Alice Vilas Boas, Mônica Carvalho Alves Cappelle.
Fonte:
Revista Inteligência Competitiva, v. 3, n. 2, p. 3-19, Abril-Junho, 2013. 17 página(s).
Palavras-chave:
Agronegócio , Complexo Agroindustrial , Frango , Micro e Pequenas Empresas , Posicionamento
Tipo de documento: Artigo (Português)
Ver Resumo
Este ensaio teórico apresenta condições para um posicionamento competitivo de micro e pequenas empresas produtoras de carne de frango no complexo agroindustrial brasileiro. Considerando a complexidade do agronegócio do frango, para um posicionamento correto destas organizações, é necessário que os gestores conheçam muito bem: o complexo agroindustrial por meio dos ambientes institucional, organizacional, consumidor e sua cadeia produtiva; a organização, identificando a sua natureza, recursos utilizados, negócio, missão e objetivos; e entendendo o processo gerencial, de modo que o gestor possa elaborar um plano diretor, definir a estruturação organizacional e de governança, buscar a profissionalização, criando uma comunicação eficiente, facilitando o desenvolvimento cultural, a motivação e a liderança, além de estabelecer um rigoroso sistema de monitoramento.