ID: 67635
Autoria:
Priscila Nesello, Ana Cristina Fachinelli.
Fonte:
Revista Inteligência Competitiva, v. 4, n. 1, p. 18-38, Janeiro-Março, 2014. 21 página(s).
Palavras-chave:
Análise , Bibliometria , Big Data , Inteligência Estratégica
Tipo de documento: Artigo (Português)
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A explosão informacional nos anos 2000, deu origem ao fenômeno definido como big data. Este fenômeno se refere a terceira época da era da informação e difere das outras épocas pois atualmente a análise pode ser realizada com dados em sua forma original, não estruturada, aumentando os níveis de previsibilidade de diferentes eventos. Este é um tema emergente, e para analisar o seu crescimento em termos de relevância, o presente artigo apresenta um estudo bibliométrico cujo objetivo foi de analisar o crescimento das publicações sobre big data e análise em IE nas bases de dados Scopus e Web of Science, desde o ano de 2010. Para isso foi analisada a totalidade de artigos referentes aos temas, os tipos de publicação, as fontes que estão publicando por área e seu fator de impacto, bem como o índice H. Os resultados indicam que embora algumas fontes de alto fator de impacto estejam publicando sobre o tema, a carência de estudos em big data e análise, fica evidenciada, principalmente no que tange às ciências sociais.