ID: 67516
Autoria:
Carlos Eduardo Moreno dos Santos, Carlos Francisco Bitencourt Jorge.
Fonte:
Revista Inteligência Competitiva, v. 7, n. 3, p. 67-94, Julho-Setembro, 2017. 28 página(s).
Palavras-chave:
Agronegócio , Competitividade , Informação , Inteligência Competitiva , Marketing
Tipo de documento: Artigo (Português)
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É vital para qualquer organização conhecer seu ambiente competitivo para realização de estratégias. O marketing tem objetivo de agregar valor em todas as atividades organizacionais da organização, sendo um desafio nos dias atuais já que as informações estão se multiplicando e os ambientes estão se tornando cada vez mais complexos como é o caso do agronegócio. No agronegócio o marketing precisa de ferramentas que possibilite uma maior precisão nas informações, pois o setor revela algumas peculiaridades que o diferencia dos demais. Neste sentido a Inteligência Competitiva (IC) torna-se uma ferramenta que busca o aproveitamento das informações no macroambiente e microambiente, proporcionando assim a minimização de riscos e o aproveitamento das oportunidades. Neste sentido, o objetivo do presente artigo é demonstrar a importância da IC como ferramenta para o marketing no agronegócio. A pesquisa teve abordagem exploratória, sendo realizada uma pesquisa bibliografia sobre o tema abordado. Verificou que o marketing pode ser melhor trabalhado com o processo com auxilio do processo de IC, pois dessa forma é possível eleborar ações direcionadas ao seu público de interesse, afinal, por meio da IC é possível buscar informações que proporcione competitividade, permitindo assim, conhecer melhor o ambiente interno e externo da organização no agronegócio.Com isso torna-se possível antever situações de risco e oportunidade. As organizações rurais ao adotar a IC como suporte para marketing podem conhecer melhor seus clientes e seus agentes de interesse, sendo possível definir de maneira mais precisa o seu público alvo, melhorar sua produção, desenvolver novos produtos, identificar os riscos dos concorrentes e os melhores fornecedores e entre outros ganhos. Por fim, sugere-se um modelo que demonstra a importância do marketing no agronegócio com auxílio da IC, que por sua vez, pode agregar maior valor em todas as atividades da organização.