ID: 67482
Autoria:
Alexandra de Deus Vieira Ribeiro, Neusa Maria Francisco Mendel, Uiliam Hahn Biegelmeyer, Maria Emilia Camargo, Silvana Cargnino Biegelmeyer.
Fonte:
Revista Inteligência Competitiva, v. 8, n. 2, p. 28-55, Abril-Junho, 2018. 28 página(s).
Palavras-chave:
Competências Profissionais , Curso de Especialização , Inteligência Competitiva
Tipo de documento: Artigo (Português)
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Esta pesquisa teve como principal objetivo analisar se o Curso de Especialização em Inteligência Competitiva e de Mercado contribui no desenvolvimento de competências dos profissionais para atuarem como analistas de Inteligência Competitiva (IC). Além disso, teve a pretensão de investigar se os profissionais utilizavam a IC como ferramenta no processo de tomada de decisão. A amostra foi composta por 13 participantes, regularmente matriculados na 11ª edição do curso em uma das maiores universidades privadas do Rio Grande do Sul. Para a coleta dos dados foi utilizado um questionário composto por 13 questões, que caracterizava o perfil dos participantes e investigava sobre o uso da IC. Após, foi realizada uma entrevista em grupo focal, com 10 participantes, a fim de aprofundar a investigação sobre o uso da IC. Trata-se de uma pesquisa com delineamento misto, ou seja, com abordagem qualitativa e quantitativa, uma vez que as informações coletadas na análise quantitativa serviram para elaborar o roteiro utilizado no grupo focal. O critério de inclusão no grupo focal foi experiência prévia de aplicação da IC. A partir dos resultados encontrados foi possível constatar que o curso contribui de maneira positiva para o desenvolvimento de competências dos alunos para utilizarem a IC. Conclui-se que o curso possui o diferencial de ser o único no estado a permitir a formação focada em Inteligência Competitiva, além de pertencer a uma instituição valorizada no mercado de trabalho. Portanto, avaliar o quanto e como ele dever ser ajustado, é de extrema importância para sua continuidade.