ID: 60393
Autoria:
Luís Antonio Lay, Thiago Bruno de Jesus Silva, Antônio Carlos Bambino, Carlos Eduardo Facin Lavarda, Vinícius Costa da Silva Zonatto.
Fonte:
Revista Metropolitana de Governança Corporativa, v. 5, n. 1, p. 32-59, Janeiro-Junho, 2020. 28 página(s).
Palavras-chave:
Efetividade da Missão , Empresas Brasileiras , Fatores explicativos
Tipo de documento: Artigo (Português)
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Este estudo objetiva identificar quais fatores explicam a efetividade da missão institucional das empresas brasileiras listadas na B3. Como hipóteses de fatores explicativos temos lucro, rentabilidade, tamanho, valor do preço da ação, número de empregados, divulgação de relatório socioambiental, existência do comitê de auditoria e membros externos no conselho de administração. Utilizaram-se dados provenientes do relatório de referência, Economática e dos sites das empresas. Realizou-se análise de conteúdo das missões para atestar a efetividade da missão proposta pelo modelo de Pearce (1982), e regressão múltipla linear para análise estatística dos dados para identificar a relação entre a efetividade da missão e os fatores explicativos. Como resultado, lucro e número de empregados explicam o nível de efetividade da missão das firmas brasileiras. Adicionalmente, constatou-se que o cliente obteve o maior número de citações nas missões, seguido do conceito próprio da empresa e os produtos e serviços. A efetividade, de acordo ao modelo, ficou entre 4 a 5 elementos e apenas 3 empresas contemplaram todos os elementos. A contribuição do estudo reside em identificar fatores que motivam a efetividade da missão das empresas de acordo com modelo de Pearce (1982) e postular possíveis explicações para a presença dos elementos nas missões institucionais.