ID: 46261
Autoria:
Denilson da Silva Lucas, Douglas Ribeiro Lucas.
Fonte:
Revista Mineira de Contabilidade, v. 2, n. 38, p. 32-40, Abril-Junho, 2010. 9 página(s).
Tipo de documento: Artigo (Português)
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Este trabalho apresenta alguns modelos de mensuração do Capital Intelectual, que têm como objetivo mostrar os métodos mais utilizados para encontrar e fornecer dados que auxiliem os administradores em uma avaliação constante para a melhor tomada de decisão em relação à estratégia organizacional. Tais métodos devem ser adaptados às necessidades de cada organização, trazendo mais benefícios para a empresa, sejam eles internos ou externos. Frente à era do conhecimento, a ciência contábil não deixou de buscar novas formas de comunicação com seus usuários, necessitando criar demonstrações capazes de registrar valores mais próximos da realidade para as empresas, apresentando os modelos de mensuração em que são evidenciados os bens intangíveis, que hoje são considerados valiosos, e as novas riquezas das organizações. Quanto ao aspecto metodológico, trata-se de uma pesquisa bibliográfica, utilizando-se de material já publicado, trazendo uma compilação acerca daquilo que foi estudado por vários autores. O trabalho trata ainda da importância do conhecimento das pessoas nas organizações, ou seja, o denominado Capital Intelectual, seus conceitos e suas considerações por intermédio do capital humano, estrutural e de clientes.