ID: 22015
Autoria:
Ana Akemi Ikeda, Tânia Modesto Veludo de Oliveira.
Fonte:
Revista Organizações em Contexto, v. 1, n. 1, p. 181-203, Janeiro-Junho, 2005. 23 página(s).
Palavras-chave:
avaliação , educação , qualidade
Tipo de documento: Artigo (Português)
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Este artigo versa sobre a qualidade de serviços educacionais. Foi realizado um levantamento bibliográfico e documental em publicações nacionais e internacionais, com o objetivo de analisar como o serviço educacional está sendo avaliado, especialmente no Brasil. Foram consideradas quatro principais abordagens: 1) abordagem governamental, que atua, sobretudo, por meio do Ministério da Educação (MEC); 2) abordagem de organizações independentes, que divulga a avaliação de cursos para o público em geral; 3) abordagem de aplicação de modelos, que discute a aplicação de modelos desenvolvidos a partir de pesquisas teóricas e empíricas;e 4) abordagem interna das instituições de ensino, cujas mito-avaliações, muitas vezes, se baseiam nas outras três anteriores. Nas considerações finais, ressalta-se que essas abordagens, baseadas em diferentes indicadores, podem ser usadas de forma complementar para o alcance da qualidade educacional.