ID: 57675
Autoria:
Luis Fernando Moreira da Silva, Natacha Secco Santos, Marcio Pascoal Cassandre.
Fonte:
Revista Organizações em Contexto, v. 15, n. 30, p. 197-271, Julho-Dezembro, 2019. 75 página(s).
Palavras-chave:
Consumo , Ostentação , Relações de poder
Tipo de documento: Artigo (Português)
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A palavra ostentação tem sido usada em diversos meios de comunicação. Esse termo ganhou força com o surgimento do funk ostentação, portador de letras que remetem ao consumo. Ele e suas variáveis, como: ostensível, ostensivo e ostentar têm no senso comum diversos significados, como sucesso, posse de bens materiais e evidenciar o que se tem. Este artigo, a partir de análises bibliográficas e bibliométricas, tem como objetivo lançar luz ao tema, buscando sua construção ao longo do tempo em diversas áreas do conhecimento, a fim de produzir um entendimento mais amplo do que essa palavra representa. Para tanto, os resultados da pesquisa sugerem que existem aspectos profundos no ato de comprar, sendo o desejo, as modas e a vontade de possuir bens e objetos que causem boa impressão ou status, alguns desses fatores. A ostentação está aglutinada ao querer, e com ela a necessidade de mostrar, portanto, não basta possuir, é preciso que a posse seja ostensível.