ID: 5928
Autoria:
Tania Pereira Christopoulos, Eduardo Henrique Diniz.
Fonte:
Revista Organizações em Contexto, v. 4, n. 8, p. 74-99, Julho-Dezembro, 2008. 26 página(s).
Palavras-chave:
Aprendizagem , Comunidades de Prática , Identidade
Tipo de documento: Artigo (Português)
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As Comunidades Virtuais de Aprendizagem e de Prática são grupos informais, criados a partir da união de pessoas interessadas em compartilhar uma prática. Muitos desses grupos se desenvolvem e se sustentam por longos períodos. Outros, ao contrário, perecem na fase inicial, antes de a comunidade adquirir sua maturidade e explorar seu potencial de colaboração entre os membros. Este artigo tem como objetivo analisar como o processo de formação de identidades dos usuários – desenvolvido à medida que ocorre o aprendizado na comunidade – contribui para a sustentação das Comunidades Virtuais de Aprendizagem e de Prática. Para tanto, é analisado, em profundidade, o caso de Comunidades Virtuais de Aprendizagem e de Prática criadas e administradas pela Fundap (Fundação do Desenvolvimento Administrativo), utilizando-se a perspectiva da Teoria Ator-Rede, que pressupõe que o estudo seja elaborado a partir da história contada pelos próprios atores. Conclui-se que as Comunidades Virtuais de Aprendizagem e de Prática sus tentam-se através de e por meio das relações que os atores (usuários) desenvolvem durante o processo de formação de suas identidades e do aprendizado, e que os diversos padrões de processos e de tecnologia alteram-se de acordo com os interesses dominantes nos diversos momentos do ciclo de vida das comunidades.