ID: 5933
Autoria:
Danielle Cristine Beltrao, André Cardoso.
Fonte:
Revista Organizações em Contexto, v. 5, n. 9, p. 69-91, Julho-Dezembro, 2009. 23 página(s).
Palavras-chave:
Cultura organizacional , identidade organizacional , subculturas
Tipo de documento: Artigo (Português)
Ver Resumo
A cultura é uma das principais fontes da identidade organizacional. Em grandes corporações, a existência de uma "espinha dorsal" parece ser evidente, entretanto, a manifestação de subculturas é um fenômeno natural devido à complexidade das operações e diversidade de sujeitos que fazem parte do sistema organizacional. Este artigo procura identificar a existência de subculturas em uma organização multinacional de origem européia sediada no Brasil. O método escolhido, estudo de caso qualitativo, foi amparado na problemática de identificar e comparar os principais elementos culturais dos departamentos de vendas e serviços desta organização. Este trabalho se propôs comparar os principais valores, artefatos, liderança, processo de tomada de decisão e comunicação destes dois departamentos, a partir da investigação empírica utilizando entrevistas em profundidade e observação não participante. As contribuições resgatam que cada departamento demonstra uma maneira de agir, baseado em seus significados e senso de urgência próprios. A base teórica para fundamentação e análise dos resultados foram os conceitos de cultura organizacional de Schein (1992; 2007), assim como as três perspectivas culturais de Martin (1999).