ID: 5936
Autoria:
André Ofenhejm Mascarenhas, Felipe Zambaldi.
Fonte:
Revista Organizações em Contexto, v. 5, n. 10, p. 17-29, Janeiro-Junho, 2009. 13 página(s).
Palavras-chave:
automatização , informatização , inovação , organizações em aprendizagem , tecnologia de informação
Tipo de documento: Artigo (Português)
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Há décadas a tecnologia vem sendo considerada uma alternativa para o aumento da produtividade, entre muitos outros benefícios aos negócios. Com base no trabalho clássico de Zuboff, neste ensaio são discutidas duas lógicas de implantação da tecnologia no contexto intra-organizacional. A automatização diz respeito às tradicionais decisões de substituição do trabalho humano que viabilizam o aumento da continuidade, da eficiência e do controle dos processos, diminuindo custos. A informatização, por sua vez, permite ir alem dos objetivos da automatização por aumentar a compreensibilidade do sistema de forma a viabilizar a construção de um ambiente de aprendizagem. Entretanto, a compreensão da informatização exige a promoção de amplas discussões que explorem as implicações deste processo à organização. Este ensaio teórico busca criar um quadro de referência interdisciplinar para a compreensão e implantação de tecnologia nas empresas, relacionando cada lógica de implantação de TI às suas implicações organizacionais. Sugere-se a relevância de se conduzir este debate às decisões de TI, muitas das quais visam somente às expectativas de curto prazo e ao retorno financeiro imediato. Argumenta-se que a automatização se alinha a uma gestão mecânico-burocrática, ao passo que a informatização demanda a inovação em direção a formas de organização mais flexíveis. No entanto, reconhecer tal argumento esbarra em prioridades de análise e investimento tradicionalmente conflitantes com a lógica da informatização.