ID: 5965
Autoria:
Irene Raguenet Troccoli, Karen Gimenez, Patrícia Nunes Costa Reis, Patrícia Prado Faria.
Fonte:
Revista Organizações em Contexto, v. 7, n. 14, p. 165-189, Julho-Dezembro, 2011. 25 página(s).
Palavras-chave:
Bibliometria , Comportamento do Consumidor , Enanpad
Tipo de documento: Artigo (Português)
Ver Resumo
O papel fundamental da produção do conhecimento é servir de referência para praticantes e para estudiosos. Portanto, a compreensão do estado de conhecimento sobre determinado tema, em determinado momento, é necessária ao processo de evolução da ciência. Este artigo contribui com levantamento bibliométrico na área de marketing, pesquisando o estado da arte dos trabalhos aprovados nos Enanpads do triênio 2007-09, na Divisão Acadêmica Marketing, especificamente no tema de interesse Comportamento do Consumidor. Foram avaliados: a distribuição quantitativa dos trabalhos, o número de autores por trabalho, as instituições participantes dos eventos, suas representatividades estaduais, regionais e por origem do capital, a intensidade da participação dos pesquisadores por instituição de afiliação, e aspectos metodológicos dos artigos apresentados. Dentre as várias conclusões obtidas, destacam-se a manutenção da importância do tema nos eventos, a participação acentuada de trabalhos oriundos das escolas governamentais das regiões sul e sudeste nesta participação, e a predominância da abordagem quantitativa dos trabalhos.