ID: 30928
Autoria:
Robson Moreira Cunha, Elisa Lemos Soares, Carlos Navarro Fontanillas.
Fonte:
Revista Pensamento Contemporâneo em Administração, v. 3, n. 3, p. 62-73, Setembro-Dezembro, 2009. 12 página(s).
Palavras-chave:
Cultura , Desenvolvimento econômico , Empreendedorismo , Ensino
Tipo de documento: Artigo (Português)
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O presente trabalho objetiva estimular a necessidade do ensino de empreendedorismo em sua abrangência e relevância a partir dos primeiros anos educacionais, ou seja, desde a infância até a vida adulta, presente em todos os cursos das universidades. Enfatiza-se esta necessidade através do entendimento de que características e competência peculiares aos empreendedores são importantes a todos, independente da área de atuação profissional ou mesmo não profissional. Não obstante o contexto atual exige pessoas capazes de uma visão de futuro, de lutar para realizá-la, capazes de acreditar em si mesmas e ajudar na transformação da sociedade e da cultura. Necessita-se de pessoas que mudem a cultura brasileira, fazendo com que a afirmação de Tom Jobim “No Brasil, sucesso é ofensa pessoal” deixe de ser verdadeira. Dessa maneira busca-se dar ênfase aos motivos pelos quais os empreendedores devam ser considerados como seres sociais tão especiais para o desenvolvimento econômico e social num contexto amplamente globalizado. São também apresentados dados importantes do GEM sobre o desenvolvimento do empreendedorismo no Brasil. Realça-se a importância de órgãos estimuladores do empreendedorismo e educadores, que ajudam a garantir o sucesso de muitos empreendimentos. Este artigo tem como base autores especializados no tema, empreendedorismo, e que através de seus estudos vêem sustentar esta proposta.