ID: 30894
Autoria:
Christian Tirelli.
Fonte:
Revista Pensamento Contemporâneo em Administração, v. 5, n. 2, p. 79-94, Maio-Agosto, 2011. 16 página(s).
Palavras-chave:
Casais gays , Comportamento do consumidor , Entretenimento noturno
Tipo de documento: Artigo (Português)
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Apoiado no estudo da sociedade de consumo e do comportamento do consumidor gay, este trabalho investiga os fatores impactantes no processo de tomada de decisão de consumo de entretenimento noturno de casais gays. Para tal, parte-se da premissa de que o consumo gay é parte da cultura de consumo e vinculado ao individualismo e as relações de mercado, bem como aos valores, práticas e instituições que influenciam a escolha. Ademais, o entretenimento noturno para casais gays, como uma forma de manifestação do consumo, evidencia-se como um mercado desafiador. A partir de entrevistas em profundidade com casais gays, com freqüentadores e proprietários de estabelecimentos voltados ao público homossexual, buscou-se compreender as motivações deste público na escolha de opções de entretenimento noturno. Uma vez que os indivíduos sofrem influência da cultura e da sociedade na qual estão inseridos, este trabalho valeu-se das teorias de marketing e das áreas sociais para compreender o fenômeno estudado. Os resultados sugerem que casais gays têm dificuldade de aceitação social, o que dificulta o consumo, especialmente no que se refere ao entretenimento noturno. Baseado nisso, são sugeridos cenários de consumo e debatidas formas de exploração deste segmento de mercado.