ID: 30859
Autoria:
Raisa Rio-Branco, Diogo Henrique Helal.
Fonte:
Revista Pensamento Contemporâneo em Administração, v. 6, n. 2, p. 50-66, Abril-Junho, 2012. 17 página(s).
Palavras-chave:
Administração , Formação Profissional , Mercado de Trabalho
Tipo de documento: Artigo (Português)
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Este artigo busca descrever o perfil dos estudantes de administração em Recife-PE, de uma IES pública, com ênfase para a análise da empregabilidade de seus graduandos e de suas expectativas em relação ao mercado de trabalho, depois de formados. Os resultados indicam existir diferenças no perfil dos estudantes que estão ingressando na Universidade em relação aos concluintes. Os alunos iniciantes são em maior número mulheres, com menor renda familiar e em grande parte morenos e pardos. A conclusão do curso aumentou o percentual de alunos empregados ou realizando estágio, além de trazer incremento na renda média mensal. Os alunos concluintes preferem trabalhar em horário flexível, enquanto os iniciantes, em horário fixo. Ambos os grupos esperam ser reconhecidos profissionalmente, após a formatura. Observou-se ainda que os estudantes concluintes dão mais valor à carreira do que os iniciantes. Grande parcela daqueles disse que o tempo ideal para permanecer em uma única empresa seria enquanto o cargo estivesse acrescentando algo a carreira. Por fim, identificou-se que parte dos concluintes se mostrou desiludida com a preparação que o curso proporciona: 24,7% disse que o curso ofereceu pouca preparação. Tal fato, contudo, não implica negativamente o padrão de vida esperado: ambos os grupos esperam ter salários mais elevados no futuro e um padrão de vida melhor, quando comparado ao dos pais.