ID: 30706
Autoria:
Ana Cristina Ferreira, Valderí de Castro Alcântara, Fernanda Machado Freitas.
Fonte:
Revista Pensamento Contemporâneo em Administração, v. 7, n. 3, p. 115-138, Julho-Setembro, 2013. 24 página(s).
Palavras-chave:
Empreendedorismo , Instituições de Ensino Superior (IES) , Potencial empreendedor
Tipo de documento: Artigo (Português)
Ver Resumo
Os empreendedores são fundamentais para o desenvolvimento de um país, já que estes impulsionam a economia através da inovação. No Brasil, em questão, surge a necessidade das instituições de ensino incentivarem e 'ensinarem' o empreendedorismo, já que é possível aprender a ser empreendedor. Neste contexto, ganha relevância a existência de instrumentos que possam mensurar o potencial empreendedor. Assim, este trabalho buscou adaptar, validar e mensurar o potencial empreendedor dos alunos de uma Instituição de Ensino Superior (IES) pública, bem como analisar as implicações do perfil do aluno neste constructo. Utilizou-se de uma escala em formato Likert composta de 30 itens. Para análise dos dados, utilizou de técnicas estatísticas destacando a análise fatorial exploratória com o método de extração dos componentes principais e rotação ortogonal varimax (varimax with kaiser normalization), coeficiente de confiabilidade Alfa de Cronbach e testes não paramétricos - Teste U de Mann-Whitney e o Teste de Kruskal-Wallis (k samples). O pacote estatístico utilizado foi o Statistical Package for the Social Sciences (SPSS 17.0). A análise fatorial extraiu 7 fatores – com alto valor de confiabilidade interna - e explicam 73,75% da variância total: “Planejamento, Metas e Controle” (3,66); “Intenção de empreender” (3,89); “Persistência” (4,44); “Oportunidade” (3,94); “Persuasão” (4,07); “Eficiência” (4,35) e “Informações” (4,36). Quanto aos fatores pessoais, não houve diferença significativa: sexo (p=0,41); período (p=0,41); atividade profissional (p=0,23); curso (p=0,17); idade (p=0,82); renda (p=0,64); profissão do pai (p=0,38) e profissão da mãe (p=0,32). Sugere-se em pesquisas futuras utilizar do modelo em equações estruturais para confirmação da escala e com uma amostragem sistemática por cursos.