ID: 31943
Autoria:
Jairo de Carvalho Guimarães.
Fonte:
Revista Pensamento Contemporâneo em Administração, v. 8, n. 2, p. 167-185, Abril-Junho, 2014. 19 página(s).
Palavras-chave:
Aprendizado , Competências , Docente , Prática , Universidade
Tipo de documento: Artigo (Português)
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O presente ensaiopropõe ampliar as discussões sobre a importância da prática didático-pedagógicado professor universitário – com enfoque em Instituições Federais de EnsinoSuperior (IFES) – como condição necessária para promover a aprendizagem ativado aluno de Administração. Para fundamentar a proposta, entende-se que aincursão na prática disciplinar exige do professor universitário um conjunto decompetências, as quais devem ser regularmente empregadas, permitindo ao alunoestender o horizonte que compreende a problematização, a reflexão, acriticidade, a compreensão e o significado do conhecimento. Nesta perspectiva,encontram-se imbricadas questões que tratam do mercado de trabalho, dacompetência e formação do professor e, como consequência deste enredamento, daaprendizagem ativa do aluno. Para ancorar a proposta ensaística, recorreu-se,entre outras fontes, às experiências e fundamentos de Dewey (2013), Perrenoud(2013), Pimenta e Anastasiou (2010), Sandberg e Pinnington (2009), Schön(2000), Silva e Costa (2014), Sordi e Silva (2010) e Zarifian (2011).