ID: 43084
Autoria:
Jairo de Carvalho Guimarães, Marcos Antonio Martins Lima.
Fonte:
Revista Pensamento Contemporâneo em Administração, v. 10, n. 2, p. 34-49, Abril-Junho, 2016. 16 página(s).
Palavras-chave:
Administração , Educação , Empreendedorismo , Universidade
Tipo de documento: Artigo (Português)
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O ensaio tem como objetivo descrever as medidas no âmbito das universidades públicas no tocante ao cotidiano da prática docente que tenham como referência os fatores unificadores da iniciativa empreendedora, em especial nos Cursos de Administração. Não é de hoje que a relação ensino-aprendizagem na academia tem sido pautada por processos construídos sob a atmosfera do empreendedorismo, analisados sob diversos aspectos: criação, inovação, revolução, recontextualização, proatividade, comprometimento, dedicação, motivação e riscos. O conceito de empreendedorismo educacional aqui aplicado tem caráter teleológico, como ato intencional, visando ao emprego de metodologias ativas, inovadoras e transformadoras das práticas no ensino em Administração. Portanto, o empreendedorismo educacional torna-se um processo metodológico e ontológico que permite uma diversidade de práticas pedagógicas ao professor, sem abrir mão da pedagogia reflexiva necessária para a formação do futuro administrador. Sob este signo, propugna-se neste trabalho que é possível desempenhar procedimentos didático-pedagógicos orientados pelo composto de elementos que designam a ação empreendedora, mesmo considerando as implicações e ambiguidades presentes no ambiente universitário, no qual normalmente vetores ideológicos e corporativistas tendem a bloquear as prerrogativas docentes de espontaneamente decidir promover uma educação inclusiva, revisitada e capaz de reposicionar o Ensino Superior em patamares mais elevados. Autores como Hoy e Miskel (2015), Hengemühle (2014) e Hartman (2015) apoiam os propósitos do trabalho.