ID: 46667
Autoria:
Yákara Vasconcelos Pereira Leite, Walter Fernando Araújo de Moraes, André Gustavo Carvalho Machado.
Fonte:
Revista Pensamento Contemporâneo em Administração, v. 11, n. 3, p. 0-0, Agosto, 2017. 1 página(s).
Palavras-chave:
Administração estratégica , Caso de ensino , Negócios internacionais
Tipo de documento: Caso de Ensino (Português)
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Este caso de ensino tem por objetivo conduzir o leitor para o papel de dirigente, e assim, com base na literatura de administração estratégica e/ou negócios internacionais, refletir sobre a realidade vivenciada pelo IBOPE e decidir sobre ações estratégicas para a empresa. Após anos de monopólio no Brasil, a GfK entrou no país, em abril de 2015. Trata-se de uma corporação alemã munida de tecnologia arrojada, experiência e contratos firmados com as principais emissoras nacionais de canal aberto. Devido às características do mercado, dificilmente é possível dividir de forma harmônica o market share com duas grandes corporações. Diante desse cenário, os gestores do IBOPE possuem desafios que precisam ser enfrentados, quais sejam: como manter a empresa brasileira líder de mercado no seu país de origem? Quais estratégias empresariais poderão contribuir no enfrentamento da rival alemã? O caso pode ser utilizado tanto no nível de graduação como de pós-graduação, posterior ou concomitante aos conceitos básicos de Administração Estratégica ou Internacionalização de Empresas. Recomenda-se o uso nas sessões de salas de aula que versem sobre estratégias internacionais, competição, estratégias corporativas, vantagem competitiva e modos de entrada estejam sendo discutidos.