ID: 29006
Autoria:
Fábio Frezatti, Sidnei Celerino da Silva.
Fonte:
Revista Universo Contábil, v. 10, n. 1, p. 28-46, Janeiro-Março, 2014. 19 página(s).
Palavras-chave:
Implementação de disciplina , Incerteza , Prática , Problem based learning
Tipo de documento: Artigo (Português)
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O objetivo deste trabalho é discutir, dentro das perspectivas do método problem based learning (PBL), estratégias para manter o interesse dos estudantes perante a disciplina, face à prática versus incerteza. Oferecer uma disciplina baseada no PBL em instituição de ensino superior voltada a cursos ligados a negócios, onde não seja obrigatório, é um diferencial relevante. Por outro lado, se o estudante se mostra interessado em trabalhar em um ambiente de alta praticidade, percebe que essa praticidade implica em risco não mensurável a priori e requer muito trabalho. A concorrência com atividades de outras disciplinas faz com que, além do interesse, a adequação do tempo e o constante “instigar e suportar” sejam exercidos. Como conclusões pela experiência vivenciada, pode-se indicar que alguns dos elementos mais importantes no processo são: (i) o leilão de problemas, (ii) o critério de definição do líder, (iii) o processo de “alocação” de participantes, (iv) expansão e redução no tratamento do problema, (v) escolha da empresa pela acessibilidade aos dados, (vi) clareza das normas de formatação e estrutura do projeto e relatório final, (vii) formas de acesso e estímulo a literatura, (viii) aulas expositivas para direcionamento e reforço das atividades, (ix) check-list das atividades das sessões tutoriais e (x) feedback das socializações, autoavaliação do processo e de aprendizagem. Esses ingredientes-chave para o sucesso na disciplina devem ser definidos a priori e gerenciados durante o curso.