ID: 50518
Autoria:
Nelson Guilherme Machado Pinto, Daniel Arruda Coronel.
Fonte:
Sinergia, v. 16, n. 2, p. 41-51, Julho-Dezembro, 2012. 11 página(s).
Palavras-chave:
Causas da Inadimplência , Educação Financeira , TV por Assinatura
Tipo de documento: Artigo (Português)
Ver Resumo
Este trabalho tem como objetivo identificar os fatores que influenciam na inadimplência dos clientes, de maio a julho de 2012, para com uma empresa de TV por assinatura de Santa Maria – RS. A utilização do modelo adaptado de Sehn e Carlini Júnior (2007) proporcionou a verificação das causas da inadimplência e a sua divisão em três grupos: sócio-políticas, pessoais e ligadas ao serviço. Os resultados indicaram que a questão de descontos nos preços e dos maiores benefícios para novos assinantes mostrou ser uma característica marcante dentre os pesquisados, pois, após o período de desconto ou fidelidade, muitos atrasaram seus pagamentos. O desemprego e a perda de renda, causas sócio-políticas, tiveram grande influência sobre a amostra pesquisada. As causas pessoais constituíram o grupo de maior impacto dentre os três pesquisados, sendo uma de suas causas componentes o descontrole financeiro, a causa de inadimplência de maior influência entre a amostra, a qual tem, no processo de planejamento e educação financeira, sua principal solução. Os aspectos ligados ao serviço tiveram bastante influência nas situações de inadimplência dentre os respondentes. Pontos como o interesse na concorrência, a insatisfação com o suporte e o não atendimento de expectativas são preocupantes para a empresa.