ID: 50464
Autoria:
Marcos Antonio Gaspar, Rosangela Sarmento Silva, VINÍCIUS DANTINO ZUCHINI, Gabriel Renzo, João Vitor Murari de Souza.
Fonte:
Sinergia, v. 19, n. 1, p. 9-20, Janeiro-Junho, 2015. 12 página(s).
Palavras-chave:
Aglomerações comerciais , Diferenciais competitivos , Estratégia , Varejo
Tipo de documento: Artigo (Português)
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Este estudo objetivou identificar as principais características de clusters comerciais varejistas, por meio do modelo proposto por Zaccarelli (2000). Assim, buscou-se definir quais requisitos de um cluster completo se aplicam ao cluster de comércio moveleiro varejista da Rua Jurubatuba, em São Bernardo do Campo (SP), e ainda quais as possíveis vantagens competitivas os lojistas obtêm para suas empresas por se localizarem no cluster. Foi realizado um estudo descritivo de natureza qualitativa,com entrevista ao gestor da Associação dos Moveleiros de São Bernardo do Campo, buscando-se identificar estratégias adotadas pelas empresas, ações conjuntas e as funções da Associação que agreguem valor ao cluster. Foram ainda aplicados questionários a 22 lojistas da região, contendo questões acerca dos requisitos de um cluster completo. As características mais influentes para o sucesso do cluster de comércio varejista de móveis da Rua Jurubatuba são: i) concentração geográfica, ii) empresas altamente especializadas, iii) substituição seletiva permanente e iv) cultura da sociedade adaptada ao cluster. As principais vantagens obtidas pelas empresas ali localizadas, segundo opinião dos respondentes, são: i) participar de um aglomerado comercial,ii) atratividade do local, iii) possibilidade de rápido repasse do ponto de venda,iv) grande concorrência e, por fim, v) reconhecimento dos consumidores.