ID: 54523
Autoria:
Luiz Alexandre Souza Coimbra, Errol Fernando Zepka Pereira Junior, Lívia Castro D'Ávila, Eliza Antonini Schroeder.
Fonte:
Sinergia, v. 23, n. 2, p. 47-60, Julho-Dezembro, 2019. 14 página(s).
Palavras-chave:
Fluxograma , Identificação de falhas , Mapeamento de processos
Tipo de documento: Artigo (Português)
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O presente estudo trata-se de uma abordagem que busca identificar, desenhar, medir, monitorar, controlar e melhorar os processos de negócio nas organizações que trabalham ou prestam serviços Aduaneiros e Logísticos para a construção de Plataformas Petrolíferas. A ideia é alinhar os processos de negócio à estratégia da organização, para que ela obtenha o desempenho desejado. Este trabalho aborda questões sobre identificação de falhas, problemas, execução, fluxograma e mapeamento de processo, de forma a monitorar, documentar e controlar o fluxo aduaneiro de importação. Para isso, foi feito um trabalho de “proposição de planos”, de cunho qualitativo, a saber: estudo de caso. Os dados foram coletados por meio de observação participante, entrevistas e conversa do cotidiano, na Cidade do Rio Grande no Rio Grande do Sul, no período de março a junho de 2017. Os dados coletados foram organizados, preparados e analisados, desde a transcrição das entrevistas em arquivo pdf até as notas de observação, notas das conversas do cotidiano digitalizadas, áudios e vídeos arquivados. Como principais resultados, encontraram-se falhas entre os fornecedores, os clientes e o próprio prestador do serviço, nestes, destacam-se: (i) demora na análise documental; (ii) falta de um banco de dados com descrições de materiais já cadastrados anteriormente; (iii) erros de registro por falta de comunicação e compreensão da utilidade da planilha de registro; (iv) valor cobrado pela prestação de serviço não condiz com que é vendido; (v) a percepção do cliente quanto aos usos internos das ferramentas pelo prestador de serviço; (vi) falta de esclarecimento e base legal de assuntos como consultoria; e (vii) falta de proatividade e atraso nos registros.