ID: 34238
Autoria:
Jorge Flavio Ferreira, Maria Luisa Mendes Teixeira.
Fonte:
Sociedade, Contabilidade e Gestão, v. 1, n. 1, p. 58-73, Julho-Dezembro, 2006. 16 página(s).
Palavras-chave:
expectativas de RH , papéis de RH , teoria dos papéis sociais
Tipo de documento: Artigo (Português)
Ver Resumo
Os papéis de Recursos Humanos têm sido abordados na literatura com base na prescrição de ações. Este trabalho propõe que além das ações, sejam consideradas as expectativas percebidas, tendo como fundamentação o conceito de papel social. Nesta perspectiva, analisa os papéis subjacentes a conceitos de Recursos Humanos propostos por autores brasileiros, americanos e europeus, e os compara aos papéis que os profissionais de Recursos Humanos entendem desempenhar e aqueles que gostariam de desempenhar. A pesquisa, exploratória descritiva, coletou dados mediante questionário fechado de uma amostra não-probabilística de225 gestores brasileiros, tendo sido tratados com análise multivariada. Os resultados permitiram identificar os papéis estratégico, de cuidador das necessidades dos empregados e provedor de serviços informatizados como desempenhados e os papéis estratégico e provedor de competências como os almejados. Os gestores de RH e os gestores de áreas clientes possuem expectativas diferentes quanto ao papel estratégico a ser desempenhado. Este trabalho pretende contribuir para um posicionamento consciente dos profissionais de RH frente aos papéis que desempenham, tendo como base o conceito de papel social, contemplando a análise de ações e expectativas.