ID: 15452
Autoria:
Kely César Martins de Paiva, Érika Fortes Perdigão Nicolai.
Fonte:
Teoria e Prática em Administração, v. 2, n. 2, p. 27-55, Julho-Dezembro, 2012. 29 página(s).
Palavras-chave:
Competências gerenciais , Gerência , Gestão de competências , Varejo
Tipo de documento: Artigo (Português)
Ver Resumo
O objetivo geral deste trabalho é descrever e analisar como
se configuram e são geridas as competências gerenciais de gestores de empresas
do setor varejista do polo de moda do Barro Preto na percepção dos gerentes e
de outros membros da equipe comercial. Para tanto, levou-se em consideração o
modelo de competência de Paiva (2007). A pesquisa realizada caracterizou-se como
de campo, nos moldes de um estudo de caso descritivo, de abordagem qualitativa.
Os dados foram obtidos por meio de levantamento e análise documental e da
realização de entrevistas. Os sujeitos foram escolhidos pelos critérios de
acessibilidade e conveniência. Os dados coletados foram organizados, tratados e
analisados por meio da técnica de análise de conteúdo. Na sequência, foram apresentados
dados demográficos e funcionais dos entrevistados. Para a maioria dos
entrevistados, a noção de competência está ligada à ação; eles têm consciência
de que o gestor ocupa um espaço intermediário na hierarquia organizacional e de
que trabalha em um ambiente marcado por ambiguidade, contradições e cobranças.
Assim, para serem gerentes competentes, os entrevistados atestaram a
necessidade de formação acadêmica, sem deixar de considerar a importância da experiência.
O estudo sugere a importância da aprendizagem informal na formação e no desenvolvimento
da competência dos gerentes, principalmente por meio da figura do “gerente modelo”,
ou seja, aquele que é considerado o espelho para os demais membros da equipe
comercial. Por fim, apontam-se as limitações deste estudo e sugere-se a
ampliação da pesquisa.