ID: 15510
Autoria:
Leandro Eduardo Vieira Barros, Kely César Martins de Paiva.
Fonte:
Teoria e Prática em Administração, v. 3, n. 1, p. 96-120, Janeiro-Junho, 2013. 25 página(s).
Palavras-chave:
Alunos , Competências profissionais , Mestrado
Tipo de documento: Artigo (Português)
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O objetivo do estudo foi analisar como vivências acadêmicas
desenvolvidas por alunos de um curso de mestrado em Administração, de uma
instituição particular localizada em Belo Horizonte (MG), contribuíram para a
formação e o desenvolvimento de suas competências profissionais, inclusive as docentes.
O referencial teórico centrou-se na temática das competências profissionais e
no modelo analítico de Paiva (2007). A pesquisa realizada foi caracterizada
como descritiva, com abordagem qualitativa nos moldes de um estudo de caso. A
unidade de análise coincidiu com os sujeitos de pesquisa, quais sejam: os
egressos do referido curso. A coleta de dados se deu por questionários, com
questões abertas e fechadas. Os dados de 24 questionários respondidos foram
tratados conforme sua natureza (estatística descritiva univariada para dados
sociodemográficos e análise de conteúdo para as respostas das questões
abertas). A apresentação e análise dos dados coletados foram divididas em três
partes: descrição formal das vivências acadêmicas realizadas no programa de
mestrado abordado; perfil dos respondentes; e vivências acadêmicas e
competências profissionais dos egressos. Das 48 vivências relatadas, a mais
recursiva foi a em pesquisa (21 delas), voltada diretamente para os interesses
dos mestrandos em adquirir experiência nesse campo, aprimorar e mesmo “treinar”
para a dissertação. A vivência empresarial foi a segunda mais realizada pelo
grupo de respondentes, seguida pela em docência, mas estas agregaram menos que
a anterior, dado o histórico profissional dos egressos quando da sua escolha.
Como professores e empresários, eles optaram por fazer algo que já sabiam, não
se observando avanços significativos na formação e desenvolvimento de suas
competências profissionais.