ID: 21978
Autoria:
Guilherme Marback Neto, Jorge Antonio Santos Silva.
Fonte:
Turismo: Visão e Ação, v. 7, n. 1, p. 125-152, Janeiro-Abril, 2005. 28 página(s).
Palavras-chave:
Tecnologias da Informação e Comunicação , Turismo , Turismo e Novas Tecnologias da Informação
Tipo de documento: Artigo (Português)
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Em diversas localidades do mundo, o turismo vem se apresentando como fator de promoção do desenvolvimento local e, Salvador, como cidade naturalmente turística, principalmente por sua história e cultura, é um exemplo desta realidade. Neste artigo, fazem-se reflexões sobre as tendências do turismo internacional e nacional, destacando-se o Plano Nacional de Turismo e a relação entre a Globalização e as Inovações Tecnológicas. O foco principal é a cidade de Salvador que, juntamente com outros "produtos turísticos" do estado da Bahia, recebe prioridade na agenda governamental. Para uma alavancagem do turismo na Bahia, destacam-se a ênfase no planejamento e na articulação institucional Estado-Município, a criação do Cluster de Cultura e Turismo, e a relação do turismo com o sistema de informações para o planejamento turístico. Com estes atores, percebe-se que no mundo globalizado só haverá espaço para localidades que trabalhem satisfatoriamente com as tecnologias da informação e comunicação (TIC), que se transformaram em fatores determinantes da competitividade. A exemplo disso, observam-se dados como a viabilidade de compra de pacotes e bilhetes pela internet. Para a cidade de Salvador, portanto, o uso das novas TIC é imprescindível para o seu sucesso como produto turístico.