ID: 28068
Autoria:
Flávio José Valente, Guilherme Lohmann.
Fonte:
Turismo em Análise, v. 16, n. 1, p. 96-117, Janeiro-Junho, 2005. 22 página(s).
Palavras-chave:
empresas aéreas regionais , planejamento de linhas aéreas , turismo
Tipo de documento: Artigo (Português)
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Nos últimos anos, o número de destinos turísticos servidos por linhas aéreas domésticas regionais decresceu significativamente no Brasil. Apesar das iniciativas de várias empresas aéreas em criar novas linhas, muitas não perduram. A fim de melhor entender os motivos desses insucessos, este artigo analisa, com base em dados secundários, o contexto das empresas aéreas regionais brasileiras, apresentando os conceitos de planejamento de linhas aéreas regulares propostos pela literatura; e com base em dados primários, a partir de questionários enviados às empresas aéreas regionais, a influência de diversos fatores, notadamente o turístico, no processo de planejamento de linhas aéreas. Como resultado dessa pesquisa, é proposto um modelo sistêmico para o planejamento de linhas regulares de empresas aéreas regionais.