Recursos estratégicos e vantagem competitiva: aplicação do Modelo VRIO em uma organização do setor sucroalcooleiro

Acessos: 3889

Downloads: 1294

ID: 2137
Autores: Array
Array
Array
Array
Array
Periódico: Revista Gestão Organizacional
Resumo: A visão baseada em recursos representa uma das principais correntes de pensamento da área de estratégia empresarial. Os recursos de uma organização podem ser fonte de vantagem competitiva, desde que reconhecidos pela organização como valiosos, raros, difíceis de serem copiados e explorados pela firma. No entanto, identificar e analisar os recursos não são tarefas fáceis e pouco aplicadas no contexto empresarial. Reconhecendo a importância dos recursos para a vantagem competitiva das organizações, este trabalho tem como objetivo identificar e analisar se os recursos estratégicos de uma organização do setor sucroalcooleiro contribuem para a sua vantagem competitiva. Para alcançar esse objetivo, foi realizado um estudo de caso em uma empresa do ramo adotando como abordagem teórica o modelo VRIO, proposto por Barney e Hesterly (2007). Para coletar os dados da pesquisa de campo foram adotadas a entrevista semi estruturada, a observação passiva e a análise documental. Por meio da pesquisa, pôde-se verificar que nenhum dos recursos deixa a empresa em desvantagem competitiva, tampouco contribui para uma fraqueza organizacional. Todos os recursos são explorados pela firma, embora nem todos permitam o desenvolvimento de uma vantagem competitiva sustentável.
Palavras-chave: Array
Citação ABNT: GOHR, C. F.; SANTOS, L. C.; BURIN, C. B.; MARQUES, M. D. S.; ARAI, R. M. Recursos estratégicos e vantagem competitiva: aplicação do Modelo VRIO em uma organização do setor sucroalcooleiro. Revista Gestão Organizacional, v. 4, n. 1, art. 6, p. 115-139, 2011.
Citação APA: Gohr, C. F., Santos, L. C., Burin, C. B., Marques, M. D. S., & Arai, R. M. (2011). Recursos estratégicos e vantagem competitiva: aplicação do Modelo VRIO em uma organização do setor sucroalcooleiro. Revista Gestão Organizacional, 4(1), 115-139.
Volume: 4
Número: 1
Ano: 2011
Página inicial: 115
Página final: 139
Quantidade de Páginas: 25
Link Permanente: http://www.spell.org.br/documentos/ver/2137/recursos-estrategicos-e-vantagem-competitiva--aplicacao-do-modelo-vrio-em-uma-organizacao-do-setor-sucroalcooleiro/i/pt-br
Tipo de documento: Artigo
Idioma: Português
Visualizações: 3889
Downloads: 1294