Contribuição do sistema de controle interno para a excelência corporativa

Acessos: 5973

Downloads: 4635

ID: 26028
Autores: Array
Array
Array
Array
Array
Array
Periódico: Revista Universo Contábil
Resumo: O objetivo do artigo é verificar se o sistema de controles internos contribui para a excelência corporativa em uma empresa. Para tanto, diversos modelos internacionais de estruturas de controle interno foram examinados e um deles, o COSO, foi escolhido como sendo o referencial. Este modelo foi aplicado em um estudo de caso na companhia General Electric Brasil. Nesta empresa, foram analisados o seu sistema de controle interno e a qualidade da sua estrutura, através de documentos e entendimento relativo à sua estrutura de controle interno. A qualidade da sua estrutura foi testada contra as respostas obtidas por meio de um questionário enviado para vários setores da empresa. A melhoria na eficiência e eficácia operacional foi confirmada através da quantidade de pontos levantados pela auditoria externa nos últimos três anos. Conclui-se que uma adequada estrutura de controle interno contribui para o alcance de um bom nível de excelência corporativa.
Palavras-chave: Array
Citação ABNT: MAIA, M. S.; SILVA, M. R.; DUEÑAS, R.; ALMEIDA, P. P.; MARCONDES, S.; CHING, H. Y. Contribuição do sistema de controle interno para a excelência corporativa. Revista Universo Contábil, v. 1, n. 1, p. 54-70, 2005.
Citação APA: Maia, M. S., Silva, M. R., Dueñas, R., Almeida, P. P., Marcondes, S., & Ching, H. Y. (2005). Contribuição do sistema de controle interno para a excelência corporativa. Revista Universo Contábil, 1(1), 54-70.
Volume: 1
Número: 1
Ano: 2005
Página inicial: 54
Página final: 70
Quantidade de Páginas: 17
Link Permanente: http://www.spell.org.br/documentos/ver/26028/contribuicao-do-sistema-de-controle-interno-para-a-excelencia-corporativa/i/pt-br
Tipo de documento: Artigo
Idioma: Português
Visualizações: 5973
Downloads: 4635