Hospitalidade e Marketing: Orientação para o Mercado e Desempenho de Hotéis no Destino Turístico Costa Verde e Mar (SC)

Acessos: 438

Downloads: 59

ID: 49235
Autores: Array
Array
Periódico: Rosa dos Ventos - Turismo e Hospitalidade
Resumo: O presente estudo teve o propósito de analisar a relação entre o nível de orientação para o mercado [market orientation] e o desempenho dos hotéis compreendidos no destino turístico Costa Verde e Mar, em Santa Catarina, segundo a perspectiva interna e das avaliações dos clientes por meio de Online Travel Reviews [OTR]. A população investigada compreendeu os hotéis presentes na região que possuíam pelo menos 50 avaliações na respectiva OTR. O filtro levou à identificação de 96 hotéis, dos quais se obteve a resposta de 62 participantes. Para a coleta de dados utilizou-se a escala Markor de Orientação Para o Mercado, proposto por Kohli, Jaworski e Kumar (1993), incluindo-se ainda variáveis de mensuração de desempenho na hotelaria, assim como a avaliação final atribuída pelos hospedes realizada por meio da OTR. Foi encontrado correlação entre o nível de orientação para o mercado e desempenho organizacional, tal como entre o nível de OPM e a média das notas registradas na OTR. Estes resultados demonstraram que, de maneira linear, positiva e moderada, os hotéis que obtiveram melhor avaliação na OTR, assim como os que obtiveram melhores índices de desempenho organizacional, foram os que possuíam os maiores níveis de orientação para o mercado, segundo o modelo proposto.
Palavras-chave: Array
Citação ABNT: GARCIA, L.; ARDIGÓ, C. M. Hospitalidade e Marketing: Orientação para o Mercado e Desempenho de Hotéis no Destino Turístico Costa Verde e Mar (SC) . Rosa dos Ventos - Turismo e Hospitalidade, v. 10, n. 2, p. 250-267, 2018.
Citação APA: Garcia, L., & Ardigó, C. M. (2018). Hospitalidade e Marketing: Orientação para o Mercado e Desempenho de Hotéis no Destino Turístico Costa Verde e Mar (SC) . Rosa dos Ventos - Turismo e Hospitalidade, 10(2), 250-267.
Volume: 10
Número: 2
Ano: 2018
Página inicial: 250
Página final: 267
Quantidade de Páginas: 18
DOI: http://dx.doi.org/10.18226/21789061.v10i2p250
Link Permanente: http://www.spell.org.br/documentos/ver/49235/hospitalidade-e-marketing--orientacao-para-o-mercado-e-desempenho-de-hoteis-no-destino-turistico-costa-verde-e-mar--sc--/i/pt-br
Tipo de documento: Artigo
Idioma: Português
Visualizações: 438
Downloads: 59