De Torcedor a Investidor: Um Estudo dos Antecedentes para a Determinação de Tornar-se um Investidor Financeiro em Times de Futebol

Acessos: 72

Downloads: 13

ID: 50811
Autores: Array
Array
Array
Periódico: PODIUM Sport, Leisure and Tourism Review
Resumo: Os esportes no Brasil e no mundo são fontes de emprego e renda. Apesar de ser o esporte mais popular no país e possuir torcedores diversos, os clubes de futebol não participam no mercado de ações brasileiro. Observando este fato, a pesquisa identificou o grau de probabilidade do torcedor do time transformar-se em um investidor. Portanto, foi realizada pesquisa quantitativa do tipo survey, utilizando a escala de Likert, com 283 torcedores de diversos times de futebol no Brasil. Para a análise dos dados foi utilizada estatística não paramétrica. A pesquisa lançou hipóteses acerca do gênero, idade, renda e torcedores dos maiores times brasileiros. Os resultados da pesquisa indicam que os entrevistados se encontram na categoria dos “indecisos/duvidosos”. Os gêneros não possuem índices diferentes, porém, numericamente as mulheres possuem mais confiança no investimento. A idade e a renda, também, não demonstram influenciar na probabilidade de tornar-se investidor. Por fim, mesmo os times com grande número de torcedores, não se diferenciaram dos demais times em relação a opção de investir. A pesquisa visa contribuir para a análise da estratégia de associação entre torcedores a investidores e com possíveis políticas para construção de ambientes de investimentos em clubes de futebol no Brasil.
Palavras-chave: Array
Citação ABNT: PONTES, S. R. D.; SILVA, S. R.; SANTOS, F. A. De Torcedor a Investidor: Um Estudo dos Antecedentes para a Determinação de Tornar-se um Investidor Financeiro em Times de Futebol. PODIUM Sport, Leisure and Tourism Review, v. 7, n. 2, p. 260-277, 2018.
Citação APA: Pontes, S. R. D., Silva, S. R., & Santos, F. A. (2018). De Torcedor a Investidor: Um Estudo dos Antecedentes para a Determinação de Tornar-se um Investidor Financeiro em Times de Futebol. PODIUM Sport, Leisure and Tourism Review, 7(2), 260-277.
Volume: 7
Número: 2
Ano: 2018
Página inicial: 260
Página final: 277
Quantidade de Páginas: 18
DOI: https://doi.org/10.5585/ podium.v7i2.266
Link Permanente: http://www.spell.org.br/documentos/ver/50811/de-torcedor-a-investidor--um-estudo-dos-antecedentes-para-a-determinacao-de-tornar-se-um-investidor-financeiro-em-times-de-futebol/i/pt-br
Tipo de documento: Artigo
Idioma: Português
Visualizações: 72
Downloads: 13