Arranjos Laborais Flexíveis e sua Influência sobre os Conflitos Trabalho-Família e a Exaustão do Trabalhador

Acessos: 151

Downloads: 9

ID: 55344
Autores: Array
Array
Array
Periódico: Revista de Administração, Contabilidade e Economia da FUNDACE
Resumo: A mesma tecnologia que eliminou os limites físicos para a realização do trabalho trouxe ainda um conjunto de possibilidades no que se refere à flexibilização laboral, viabilizando modelos como o home-office e o horário flexível, cujos efeitos sobre o trabalhador ainda carecem de investigação. Neste sentido, delimitou-se como objetivo de pesquisa analisar a relação entre a flexibilização dos arranjos laborais no âmbito organizacional, os conflitos trabalho-família e a exaustão emocional do trabalhador. Para atingir tal objetivo, adotou-se uma abordagem descritiva quantitativa. Para coleta de dados, optou-se pelo método survey, sendo a população do estudo composta pelos habitantes de Mariana e Ouro Preto, ambas cidades localizadas no Estado de Minas Gerais, que estavam empregados no momento em que os dados foram coletados. Para análise dos dados, utilizou-se a técnica de Modelagem de Equações Estruturais. Com base nos resultados alcançados, constatou-se que, mesmo que a flexibilização laboral não afete diretamente a exaustão emocional do trabalhador, exerce sobre ela uma influência indireta, pois reduz os conflitos trabalho-família, que, por sua vez, impactam o desgaste individual experimentado no universo do trabalho.
Palavras-chave: Array
Citação ABNT: CERIBELI, H. B.; ALFENAS, G. J.; CERIBELI, M. C. B. Arranjos Laborais Flexíveis e sua Influência sobre os Conflitos Trabalho-Família e a Exaustão do Trabalhador. Revista de Administração, Contabilidade e Economia da FUNDACE, v. 10, n. 2, p. 20-37, 2019.
Citação APA: Ceribeli, H. B., Alfenas, G. J., & Ceribeli, M. C. B. (2019). Arranjos Laborais Flexíveis e sua Influência sobre os Conflitos Trabalho-Família e a Exaustão do Trabalhador. Revista de Administração, Contabilidade e Economia da FUNDACE, 10(2), 20-37.
Volume: 10
Número: 2
Ano: 2019
Página inicial: 20
Página final: 37
Quantidade de Páginas: 18
DOI: http://dx.doi.org/10.13059/racef.v10i2.559
Link Permanente: http://www.spell.org.br/documentos/ver/55344/arranjos-laborais-flexiveis-e-sua-influencia-sobre-os-conflitos-trabalho-familia-e-a-exaustao-do-trabalhador/i/pt-br
Tipo de documento: Artigo
Idioma: Português
Visualizações: 151
Downloads: 9