Study on the Sustainable Indicators and Research Methodology in the Context of the Sustainable Development Reserve of Tupé, Amazonas - Brazil

Acessos: 406

Downloads: 13

ID: 55890
Autores: Array
Array
Array
Periódico: Revista de Gestão Ambiental e Sustentabilidade
Resumo: Este estudo tem como objetivo propor indicadores de sustentabilidade pautados nas dimensões ambiental, espacial, cultural, social e econômica e validar uma metodologia de pesquisa no contexto de Reserva de Desenvolvimento Sustentável. A principal motivação para o desenvolvimento da pesquisa é a necessidade de estabelecimento de indicadores de sustentabilidade para compreender os motivos de deslocamento populacional em comunidades de Reserva de Desenvolvimento Sustentável, considerando-se a necessidade de ações orientadas ao desenvolvimento mais sustentável dessas populações. A metodologia de pesquisa proposta é do tipo “qualitativa, longitudinal e estudo ecológico”, utilizando técnicas de observação direta e aplicação de questionário semiestruturado entre os anos de 2009, 2010, 2013, 2014 e 2018. Os indicadores e a metodologia foram aplicados em duas comunidades ribeirinhas da Reserva de Desenvolvimento Sustentável do Tupé, localizadas em Manaus, Amazonas, Brasil. Essa metodologia pode ser utilizada para a identifi cação de sinais de pertença, motivação do deslocamento populacional, solução de pontos críticos e formulação de Políticas Públicas. Permite analisar os indicadores de sustentabilidade parcialmente num determinado período ou na verifi cação da evolução do índice de sustentabilidade ao longo do tempo. A metodologia proposta permitiu evidenciar que, no período estudado, houve um esvaziamento das unidades de habitação na ordem de 23,5% na Comunidade São João do Tupé e um crescimento de 24% na Comunidade Agrovila. As condições de trabalho e renda e a deterioração das condições de permanência impactam no desejo de deslocamento populacional. Entretanto, os laços socioculturais, vínculos psicossociais e biografi as historicamente entrelaçadas com o lugar (sinais de pertencimento), pesam nas decisões individuais de partir ou ficar.
Palavras-chave: Array
Citação ABNT: MARIOSA, D. F.; BENEDICTO, S. C.; SUGAHARA, C. R. Study on the Sustainable Indicators and Research Methodology in the Context of the Sustainable Development Reserve of Tupé, Amazonas - Brazil. Revista de Gestão Ambiental e Sustentabilidade, v. 8, n. 3, p. 444-467, 2019.
Citação APA: Mariosa, D. F., Benedicto, S. C., & Sugahara, C. R. (2019). Study on the Sustainable Indicators and Research Methodology in the Context of the Sustainable Development Reserve of Tupé, Amazonas - Brazil. Revista de Gestão Ambiental e Sustentabilidade, 8(3), 444-467.
Volume: 8
Número: 3
Ano: 2019
Página inicial: 444
Página final: 467
Quantidade de Páginas: 24
DOI: https://doi.org/10.5585/geas.v8i3.15756
Link Permanente: http://www.spell.org.br/documentos/ver/55890/study-on-the-sustainable-indicators-and-research-methodology-in-the-context-of-the-sustainable-development-reserve-of-tupe--amazonas---brazil/i/pt-br
Tipo de documento: Artigo
Idioma: Inglês
Visualizações: 406
Downloads: 13