Previsão dos Modelos Univariados e Rede Neural da Demanda Turística do Estado de Mato Grosso do Sul

Acessos: 1278

Downloads: 1006

ID: 56767
Autores: Array
Array
Array
Periódico: Caderno Virtual de Turismo
Resumo: O objetivo deste artigo foi gerar previsões de curto, médio e longo prazos e comparar a precisão dos modelos em cada horizonte de previsão. Para atender o objetivo foram aplicados os modelos univariados e rede neural (NNAR) nos dados da demanda turística do estado de Mato Grosso do Sul (MS). A amostra foi coletada na ferramenta base de dados extrator do Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur) referente as chegadas turísticas por todas as vias registradas no MS entre janeiro de 2007 a dezembro de 2017. As previsões dos modelos de previsão ARIMA, Holt-Winters (HW) versões aditiva e multiplicativa e NNAR foram projetadas, por meio da linguagem de programação R, com uso do soware R Studio. O procedimento empírico de execução dos scripts de todos os modelos foi disponibilizado. As predições fora da amostra da procura do turismo abrangeram o intervalo de janeiro até dezembro de 2018, sendo então comparadas aos dados reais do mesmo período. As previsões dos modelos foram comparadas no curto, médio e longo prazo mediante os critérios Mea Absolute Percentage Error (MAPE), Mean Absolute Deviation (MAD) e Mean Squared Error (MSD). A rede neural (NNAR) superou os modelos testados em diferentes horizontes de previsão e as medidas de erros mostraram que a NNAR é altamente precisa. Em segundo lugar no ranking de acuracidade destacou-se ARIMA. Os resultados mostraram que as previsões da rede neural auxiliam na tomada de decisão dos planejadores turísticos de MS. Para pesquisas futuras recomenda-se realizar previsões fora da amostra num amplo número de séries temporais.
Palavras-chave: Array
Citação ABNT: PORTO, B. M.; PHILIPPI, D. A.; LEITE, V. A. W. Previsão dos Modelos Univariados e Rede Neural da Demanda Turística do Estado de Mato Grosso do Sul. Caderno Virtual de Turismo, v. 19, n. 3, p. 1-19, 2019.
Citação APA: Porto, B. M., Philippi, D. A., & Leite, V. A. W. (2019). Previsão dos Modelos Univariados e Rede Neural da Demanda Turística do Estado de Mato Grosso do Sul. Caderno Virtual de Turismo, 19(3), 1-19.
Volume: 19
Número: 3
Ano: 2019
Página inicial: 1
Página final: 19
Quantidade de Páginas: 19
DOI: https://doi.org/10.18472/cvt.19n3.2019.1520
Link Permanente: http://www.spell.org.br/documentos/ver/56767/previsao-dos-modelos-univariados-e-rede-neural-da-demanda-turistica-do-estado-de-mato-grosso-do-sul/i/pt-br
Tipo de documento: Artigo
Idioma: Português
Visualizações: 1278
Downloads: 1006