Inovação Aberta no Brasil: Explorando Oportunidades e Desafios

Acessos: 5146

Downloads: 2427

ID: 61639
Autores: Array
Array
Array
Periódico: International Journal of Professional Business Review
Resumo: Enquanto a inovação aberta tem sido crescentemente adotada em países desenvolvidos, as empresas de mercados emergentes, tais como o Brasil, claramente ficam para trás. Nosso entendimento acerca das razões por trás deste fenômeno, apesar de tudo, permanece limitada, já que a maioria das pesquisas foca nos países desenvolvidos. Neste artigo, nosso objetivo é inspirar a comunidade acadêmica a investigar o problema de porque empresas de economia emergentes, tais como a brasileira, possuem estratégias limitadas para inovação aberta, quando elas precisam se valer de parceiros externos para sobrepujar barreiras institucionais, de recursos e de capacidades aos quais estão sujeitas. Baseamo-nos no argumento de que empresas de economias emergentes precisam usar de forma ativa a inovação aberta mais do que nunca como maneira de resolver inflexibilidades internas, bem como estimular recursos e capacidades para inovação necessárias para a transformação digital e para enfrentar os grandes desafios da sociedade. Na revisão das pesquisas recentes sobre inovação aberta e especialmente daquelas pesquisas dentro do cenário brasileiro, argumentamos ser este um contexto empírico relevante a ser estudado, dado o potencial de descobrir mecanismos únicos e relações teóricas perguntando-se (e possivelmente respondendo) a novas questões de pesquisa. Tomando como base um arcabouço conceitual que liga vários níveis de implementação de inovação aberta, identificamos temas que são ao mesmo tempo menos pesquisados ou contestados e, portanto, sugerem desafios e oportunidades para pesquisas futuras.
Palavras-chave: Array
Citação ABNT: BOGERS, M.; BURCHARTH, A.; CHESBROUGH, H. Inovação Aberta no Brasil: Explorando Oportunidades e Desafios. International Journal of Professional Business Review, v. 6, n. 1, p. 1-15, 2021.
Citação APA: Bogers, M., Burcharth, A., & Chesbrough, H. (2021). Inovação Aberta no Brasil: Explorando Oportunidades e Desafios. International Journal of Professional Business Review, 6(1), 1-15.
Volume: 6
Número: 1
Ano: 2021
Página inicial: 1
Página final: 15
Quantidade de Páginas: 15
DOI: http://dx.doi.org/10.26668/businessreview/2021.v6i1.213
Link Permanente: http://www.spell.org.br/documentos/ver/61639/inovacao-aberta-no-brasil--explorando-oportunidades-e-desafios/i/pt-br
Tipo de documento: Artigo
Idioma: Português
Visualizações: 5146
Downloads: 2427