Abordagem Ágil como Estratégia em Projetos de Transformação Digital: Um Estudo Bibliométrico e Bibliográfico

Acessos: 889

Downloads: 558

ID: 63914
Autores: Array
Array
Array
Array
Array
Periódico: International Journal of Professional Business Review
Resumo: Contextualização: Diversos desafios podem ocorrer quando uma organização decide adotar as práticas ágeis como estratégia para desenvolvimento de seus projetos, como a mudança de abordagens e habilidades dos líderes. Objetivo: O objetivo deste artigo é apresentar o cenário atual da produção acadêmica sobre as práticas ágeis e a relação com a estratégia das organizações em projetos de transformação digital. Método: O presente estudo utiliza o método de uma pesquisa bibliométrica e bibliográfica foi possível apresentar cenário acadêmico sobre as práticas ágeis como estratégia de transformação digital nas organizações. Para o corpus da pesquisa, foram considerados 116 artigos científicos publicados na s bases de dados ISI Web of Science e Scopus. Resultados: Dos 116 artigos, nota -se que 88% dos autores possuem apenas 1 obra publicada. Um ponto de destaque está relacionado aos constructos encontrados na pesquisa. Destaca -se que os principais constructos estão relacionados com a estratégia dos processos e técnicas de transformação digital e a relação com as práticas ágeis, como estratégia, Big Data, Indústria 4.0, Cultura e Mudança Organizacional. Conclusões: Por se tratar de um assunto em formação e com publicações recentes concentradas nos últimos 3 anos, recomenda -se que o panorama da produção sobre o tema aliado aos constructos apresados contribua para a estratégia dos processos e técnicas de transformação digital e a relação com as práticas ágeis das organizações.
Palavras-chave: Array
Citação ABNT: YOSHIKAWA, N. K.; COSTA FILHO, J. R.; PENHA, R.; KNIESS, C. T.; SOUZA, J. B. Abordagem Ágil como Estratégia em Projetos de Transformação Digital: Um Estudo Bibliométrico e Bibliográfico. International Journal of Professional Business Review, v. 5, n. 2, p. 272-288, 2020.
Citação APA: Yoshikawa, N. K., Costa Filho, J. R., Penha, R., Kniess, C. T., & Souza, J. B. (2020). Abordagem Ágil como Estratégia em Projetos de Transformação Digital: Um Estudo Bibliométrico e Bibliográfico. International Journal of Professional Business Review, 5(2), 272-288.
Volume: 5
Número: 2
Ano: 2020
Página inicial: 272
Página final: 288
Quantidade de Páginas: 17
DOI: https://doi.org/10.26668/businessreview/2020.v5i2.218
Link Permanente: http://www.spell.org.br/documentos/ver/63914/abordagem-agil-como-estrategia-em-projetos-de-transformacao-digital--um-estudo-bibliometrico-e-bibliografico/i/pt-br
Tipo de documento: Artigo
Idioma: Português
Visualizações: 889
Downloads: 558