Sobre confiabilidade e validade

Acessos: 11191

Downloads: 3830

ID: 6471
Autores: Array
Periódico: Revista Brasileira de Gestão de Negócios
Resumo: Para medir, avaliar ou quantificar informações financeiras, patrimoniais, de auditorias, arbitragens e controladoria, peculiares ao setor privado ou público, o profissional ou pesquisador precisará atentar para os critérios de significância e precisão dos instrumentos de medidas que irá utilizar: validade, ou validez e confiabilidade ou fidedignidade. O critério da validade diz respeito à capacidade do instrumento em medir de fato o que se propõe medir, enquanto a confiabilidade está relacionada com a constância dos resultados obtidos quando o mesmo indivíduo, ou objeto é avaliado, medido ou quantificado mais do que uma vez. Sem a devida atenção a essas características, as medidas coletadas, ou as aferições patrimoniais não serão merecedoras de crédito e de significância. Este artigo tem o objetivo de apresentar, explicar, exemplificar e discutir critérios para indicação do grau de confiabilidade: técnica do teste-reteste; técnica de formas equivalentes; metades partidas (split-half); confiabilidade a partir de avaliadores; coeficiente alfa de Cronbach, bem como técnicas para evidenciação da validade: validade aparente; de conteúdo; de critério; de constructo e validade total. São mostradas ilustrações dos critérios de avaliação e evidenciação da confiabilidade e validade nas Ciências Contábeis.
Palavras-chave: Array
Citação ABNT: MARTINS, G. A.Sobre confiabilidade e validade. Revista Brasileira de Gestão de Negócios, v. 8, n. 20, p. 1-12, 2006.
Citação APA: Martins, G. A.(2006). Sobre confiabilidade e validade. Revista Brasileira de Gestão de Negócios, 8(20), 1-12.
Volume: 8
Número: 20
Ano: 2006
Página inicial: 1
Página final: 12
Quantidade de Páginas: 12
Link Permanente: http://www.spell.org.br/documentos/ver/6471/sobre-confiabilidade-e-validade/i/pt-br
Tipo de documento: Artigo
Idioma: Português
Visualizações: 11191
Downloads: 3830