Fontes externas de tecnologia: o caso de uma indústria de cerâmica vermelha

Acessos: 2777

Downloads: 720

ID: 7610
Autores: Array
Array
Array
Array
Periódico: Future Studies Research Journal: Trends and Strategies
Resumo: A competitividade é uma das grandes questões empresariais na atualidade. O ambiente econômico exige do empresário capacidade de potencializar os recursos produtivos de que dispõe. Esta pesquisa tem como objetivo estudar a etapa de identificação de fontes externas de informação tecnológica em uma indústria de cerâmica vermelha. Inicialmente foi feita uma revisão abrangente da literatura sobre estratégia, gestão e fontes tecnológicas. Adicionalmente, fez-se uma contextualização do setor cerâmico no Brasil. A seguir, foi aplicado um estudo de caso em uma indústria de cerâmica vermelha no estado do Piauí por meio de uma entrevista com um dos diretores da empresa e com a gerente de qualidade. O estudo deste caso pode ser classificado como exploratório, pois aumentou a compreensão do fenômeno estudado. A revisão da literatura indicou a existência de baixa densidade tecnológica no setor cerâmico no Brasil. O setor da indústria de cerâmica vermelha é pouco dinâmico no que diz respeito ao desenvolvimento de novos produtos. Porém, na empresa pesquisada, há uma procura em melhorar a qualidade dos produtos ofertados e em desenvolver novos processos, não somente por meio de mudanças incrementais, mas também por meio de projetos inovadores. Para obter sucesso nesta procura, a empresa sistematiza a gestão de fontes externas de informação tecnológica.
Palavras-chave: Array
Citação ABNT: JUSSANI, A. C.; COSTA, D. D.; VASCONCELLOS, E. P. G.; SBRAGIA, R. Fontes externas de tecnologia: o caso de uma indústria de cerâmica vermelha. Future Studies Research Journal: Trends and Strategies, v. 4, n. 1, p. 3-30, 2012.
Citação APA: Jussani, A. C., Costa, D. D., Vasconcellos, E. P. G., & Sbragia, R. (2012). Fontes externas de tecnologia: o caso de uma indústria de cerâmica vermelha. Future Studies Research Journal: Trends and Strategies, 4(1), 3-30.
Volume: 4
Número: 1
Ano: 2012
Página inicial: 3
Página final: 30
Quantidade de Páginas: 28
Link Permanente: http://www.spell.org.br/documentos/ver/7610/fontes-externas-de-tecnologia---o-caso-de-uma-industria-de-ceramica-vermelha/i/pt-br
Tipo de documento: Artigo
Idioma: Português
Visualizações: 2777
Downloads: 720