Governança Corporativa: um estudo bibliométrico da produção científica das dissertações e teses brasileiras

Acessos: 5124

Downloads: 2015

ID: 9145
Autores: Array
Array
Array
Array
Array
Periódico: Contabilidade, Gestão e Governança
Resumo: O objetivo deste trabalho foi investigar as características da produção científica das dissertações e teses que tratam do tema governança corporativa em programas stricto sensu de administração do Brasil, no período de 1998 a 2009. Trata-se de uma pesquisa documental, descritiva e quantitativa. Foram analisadas 132 dissertações e teses. Os principais resultados encontrados foram: crescimento dos trabalhos a partir de 2002; a predominância dos mestrados acadêmicos; a Universidade de São Paulo, a Fundação Getúlio Vargas-SP e a Universidade Federal do Rio de Janeiro são as Universidades com maior volume de dissertações e teses defendidas, impactando diretamente na região Sudeste; boas práticas de governança corporativa, estrutura de propriedade, estratégia empresarial, desempenho empresarial, fundos de pensão, conselho de administração e empresa familiar, foram os temas abordados nas 132 dissertações e teses com maior destaque; predomínio da abordagem quantitativa nos trabalhos investigados, seguido do método de estudo de caso e das ferramentas de coleta de dados que foram: a pesquisa documental e as entrevistas. Ainda no que tange à abordagem quantitativa, destacaram-se os testes estatísticos: regressão, Mínimos Quadros e Q de Tobin.
Palavras-chave: Array
Citação ABNT: RIBEIRO, H. C. M.; MACHADO JUNIOR, C.; SOUZA, M. T. S.; CAMPANÁRIO, M. A.; CORRÊA, R. Governança Corporativa: um estudo bibliométrico da produção científica das dissertações e teses brasileiras. Contabilidade, Gestão e Governança, v. 15, n. 3, p. 52-70, 2012.
Citação APA: Ribeiro, H. C. M., Machado Junior, C., Souza, M. T. S., Campanário, M. A., & Corrêa, R. (2012). Governança Corporativa: um estudo bibliométrico da produção científica das dissertações e teses brasileiras. Contabilidade, Gestão e Governança, 15(3), 52-70.
Volume: 15
Número: 3
Ano: 2012
Página inicial: 52
Página final: 70
Quantidade de Páginas: 19
Link Permanente: http://www.spell.org.br/documentos/ver/9145/governanca-corporativa--um-estudo-bibliometrico-da-producao-cientifica-das-dissertacoes-e-teses-brasileiras/i/pt-br
Tipo de documento: Artigo
Idioma: Português
Visualizações: 5124
Downloads: 2015