ID: 17886
Autoria:
Raimundo Nonato Lima Filho, Adriano Leal Bruni.
Fonte:
Revista de Educação e Pesquisa em Contabilidade, v. 6, n. 2, p. 187-203, Abril-Junho, 2012. 17 página(s).
Palavras-chave:
Conceitos Contábeis Relevantes , Ensino de Contabilidade , Teoria da Contabilidade
Tipo de documento: Artigo (Português)
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Um domínio apropriado dos conceitos básicos da Contabilidade e uma
análise das suas características são essenciais para o desenvolvimento
da Teoria Contábil. O processo de tomada de decisões financeiras exige o
conhecimento de valores econômicos adequados, o que se torna cada vez
mais demandado pelos usuários da Contabilidade. Este trabalho, portanto,
buscou aferir a compreensão de alguns termos explorados no contexto da
disciplina Teoria da Contabilidade, tais como ativos, passivos,
goodwill, receitas, despesas, ganhos e perdas. Examinou-se uma amostra
composta por 591 alunos matriculados em cursos de Ciências Contábeis que
já haviam frequentado a disciplina Teoria da Contabilidade em
instituições de ensino superior localizadas na cidade de Salvador (BA). A
análise dos resultados por meio de uma regressão logística indica que a
relação desempenho do discente e titulação do docente é mais
significativa que a relação desempenho do discente e tipo da IES,
contudo, de forma geral, conceitos superficiais sobre os tópicos
tratados nesse trabalho foram citados em todos os níveis. Os resultados
evidenciaram, em geral, falhas na compreensão de conceitos contábeis
relevantes para a formação do aluno, refletindo majoritariamente uma
visão superada ou, no mínimo, conservadora. Quando comparados por tipo
de instituição de ensino, os resultados indicam que estudantes de
instituições públicas possuem melhor domínio dos conceitos considerados
neste estudo. A compreensão melhora um pouco mais quando a titulação do
docente evolui de especialista para mestre e deste para doutor.