ID: 57939
Autoria:
Arthur William Pereira da Silva, Brenda Nathália Fernandes Oliveira, Ahiram Brunni Cartaxo de Castro, Pablo Marlon Medeiros da Silva, Alipio Ramos Veiga Neto.
Fonte:
Revista de Administração da Unimep, v. 18, n. 1, p. 155-191, Janeiro-Abril, 2020. 37 página(s).
Palavras-chave:
Agenda de Pesquisa , Atitudes empreendedoras , Características do empreendedor , Comportamento empreendedor , Produção Nacional
Tipo de documento: Artigo (Português)
Ver Resumo
Tendo em vista a relevância da atividade empreendedora para o impulsionamento da economia nacional, bem como a análise e difusão das características comportamentais empreendedoras para amplificar esse efeito positivo. Esta pesquisa teve como objetivo realizar uma análise bibliométrica da produção científica nacional (2000-2020), sobre o comportamento empreendedor, a fim de fornecer um mapeamento dos estudos nessa área, bem como o levantamento das principais temáticas emergentes sobre o assunto. Após a definição das fontes de dados, periódicos com Qualis/2013-2016 A2 e B1 na área de administração, do recorte temporal a ser pesquisado, de 2000-2020, e dos termos de pesquisa a serem buscados nos periódicos, a saber: comportamento empreendedor; características do empreendedor; atitude empreendedora; entrepreneurial behavior; characteristics of the, entrepreneur e entrepreneurial atitude. Foi realizada uma abordagem quantitativa, através de estudo bibliométrico dos 50 artigos que se encaixaram nos critérios pré-estabelecidos, os quais foram analisados tomando por bases vários indicadores bibliométricos conceituados. Após a realização de diversas análises, percebeu-se que apenas 24 periódicos nacionais, com Qualis/2013-2016 A2 e B1 em administração, tiveram participação na construção do conhecimento sobre comportamento empreendedor nos últimos 20 anos, e que destes, a REGEPE - Revista de Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas – foi a que mais se destacou, comportando 24% de toda a produção atual sobre o tema, e que a maior produção nacional se encontra na região sudeste, muito embora a instituição com mais autores vinculados tenha sido a Universidade Federal de Santa Maria. No que se refere aos autores utilizados para a fundamentação teórica destes, concluiuse que os autores mais utilizados ainda são os de origem internacional, com maior destaque para Filion, McClelland, Schumpeter e Drucker. Porém, alguns autores nacionais já vêm, há algum tempo, conquistando uma notoriedade considerável, com destaque para Souza, Lopes Júnior, Dornelas e Dolabela. No que concerne aos procedimentos metodológicos aplicados nas pesquisas sobre o tema, os mais utilizados no âmbito nacional são: Quanto ao tipo da pesquisa, a descritiva; Quanto a abordagem, a quantitativa; Em relação as técnicas de coleta de dados, o questionário; e para a análise dos dados, a modelagem de equações estruturais. A pesquisa possibilitou um amplo mapeamento da produção científica nacional sobre comportamento empreendedor nos últimos 20 anos, bem como, indicou como principais linhas de pesquisa emergentes, dentro da temática, o estudo dos fatores determinantes da intenção empreendedora; a investigação do empreendedorismo no ambiente acadêmico; do empreendedorismo socioambiental; e o aprofundamento da análise sobre a influência do contexto no comportamento empreendedor.