ID: 8158
Autoria:
Aglaenne Flávia da Rosa, Alcindo Cipriano Argolo Mendes, Glenda Mara Arthuso Teixeira, Simone Martins.
Fonte:
Contabilidade Vista & Revista, v. 21, n. 4, p. 189-218, Outubro-Dezembro, 2010. 30 página(s).
Palavras-chave:
Bibliometria , Earnings Management , Redes Sociais
Tipo de documento: Artigo (Português)
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O presente estudo conjuga a Análise de Redes Sociais aos estudos bibliométricos no campo de produção científica em Earnings Management no Brasil, a fim de se alcançar o entendimento do desenvolvimento da pesquisa nessa área no país, bem como suas bases de sustentação para avanço ou consolidação do conhecimento gerado. Realizou-se um estudo bibliométrico, analisando-se 39 artigos oriundos dos principais veículos de publicação em Contabilidade no Brasil, e sociométrico (redes sociais), empregando o software PAJEK®. Os artigos, obtidos por meio de um recorte longitudinal de seis anos, compreendidos entre 2004 e 2009, foram selecionados a partir das palavras-chave “Gerenciamento de Resultados” e “Earnings Management”. Posteriormente, procedeu-se à análise das instituições e autores mais prolíficos na amostra, bem como dos autores mais referenciados. Analisou-se ainda as relações existentes nas respectivas redes. Como principais resultados, destaca-se que, apesar de a pesquisa brasileira sobre Earnings Management estar em ascensão quanto ao número de artigos publicados, tendo este aumentado a cada ano estudado, o campo de produção científica nessa área não está consolidado, caracterizando-se pela existência de redes de relacionamentos pouco coesas e integradas entre autores e entre instituições, indicando que muitas conexões ainda podem ser estabelecidas. No entanto, observou-se também que um pequeno grupo de autores vem se tornando referência no tema, dado que foram citados em uma porcentagem significativa dos trabalhos estudados.