ID: 64345
Autoria:
Caroline Goulart Machado, Anderson Betti Frare, Ana Paula Capuano da Cruz, Alexandre Costa Quintana, Débora Gomes de Gomes.
Fonte:
Pensar Contábil, v. 23, n. 81, p. 502-520, Maio-Agosto, 2021. 19 página(s).
Palavras-chave:
Determinantes da Evasão , Evasão , Teoria da Atribuição Causal
Tipo de documento: Artigo (Português)
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Motivada pelo fato de o Brasil ser campeão mundial em evasão escolar (VIEIRA, 2018), esta pesquisa buscou identificar quais os principais fatores atribuídos pelos estudantes como causadores da evasão do curso de Ciências Contábeis de uma universidade federal gaúcha. Considerando-se a teoria da atribuição causal como perspectiva teórica e a literatura sobre determinantes da evasão, desenvolveu-se um levantamento, por meio de questionário eletrônico. A pesquisa permitiu o mapeamento da percepção de 116 evadidos, de um universo de 552 estudantes que, no período de 2009 a 2018, deixaram o curso de Ciências Contábeis de uma instituição federal de ensino superior por diferentes motivos. Os dados foram analisados por meio da técnica de Análise Fatorial Exploratória. Os achados indicam que a ocorrência da evasão se mostra concentrada (82,35%) nos quatro primeiros semestres do curso e as principais causas atribuídas à evasão foram à dificuldade de relacionamento com os professores, o interesse em outro curso, as dificuldades financeiras e a ausência da perspectiva do mercado de trabalho. De forma geral, os resultados indicam que 71% da variância total são explicados por quatro fatores, a saber: metodologia do curso e o corpo docente (29,46%), escolha do curso (16,80%), tempo, dinheiro e saúde (15,76%) e, carreira e mercado de trabalho (9,04%). Conclui-se, com base nas causas apontadas e na Teoria da Atribuição Causal, que o insucesso acadêmico não desperta a culpa e a baixa autoestima dos evadidos, e sim o sentimento de revolta e raiva. Verifica-se também que os evadidos possuem uma expectativa positiva, ou seja, acreditam que podem alcançar sucesso acadêmico se modificarem seus comportamentos futuros.