ID: 49276
Autoria:
Anna Cecília Chaves Gomes, Bruna Lyra Alves de Almeida, Andreza Raielly Alexandre de Lima, Anannda Rios dos Santos, Jailson Jerônimo dos Santos, Cleison da Silva Nascimento, Alaine Caroline Cruz Freire, Tatiana Losano de Abreu.
Fonte:
RACE: Revista de Administração, Contabilidade e Economia, v. 17, n. 1, p. 305-324, Janeiro-Abril, 2018. 20 página(s).
Palavras-chave:
Doações , Entidades carentes , Pesquisa de mercado
Tipo de documento: Artigo (Português)
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O objetivo com o presente estudo foi identificar o perfil dos atores da sociedade civil que contribuem e também são potenciais doadores de entidades carentes em geral, com destaque na doação de alimentos, na Cidade de Guarabira, PB. Para tanto, foi realizada uma pesquisa de caráter exploratório-descritiva, com abordagem quantitativa. A partir de uma amostra de 384 entrevistados, evidenciou-se que uma parcela da população já realiza doações e existe um percentual considerável de pessoas interessadas em realizá-las também. A pesquisa mostrou que a maioria do público que pratica doações é formado por homens, porém, sobre quem não doa, as mulheres se mostraram como potenciais doadoras. Homens e mulheres jovens, entre 20 e 29 anos, preferem doar aquilo que já possuem e não se mostram abertos a comprar alimentos para doar. Pessoas viúvas compõem um grupo ativo no auxílio às entidades carentes, mas não realizam suas doações em forma de alimentos, seguidas das pessoas divorciadas. Pessoas com a faixa de renda baixa mostraram ser um grupo de potenciais doadores por interesse em doar, já as com faixa de renda maior apresentaram interesse maior em comprar para doar. Percebeuse que, de modo geral, há interesse dos entrevistados em realizar ações que colaborem com entidades sem fins lucrativos da Cidade de Guarabira, PB, sobretudo em relação à doação de alimentos. Para tanto, faz-se necessário voltar para ações de marketing social junto aos doadores e potenciais doadores, para melhor desenvolver estratégias para evitar a perda e o desperdício de alimentos e otimizar o processo de doação.