ID: 34770
Autoria:
Alexandre Ramos de Moura, Roger Augusto Luna, Alandey Severo Leite da Silva, Maryland Bessa Pereira Maia, Francisco Washington Barros de Lima.
Fonte:
Revista da Micro e Pequena Empresa, v. 8, n. 3, p. 39-51, Setembro-Dezembro, 2014. 13 página(s).
Palavras-chave:
Gestão , Micro e Pequenas Empresas , Planejamento Estratégico
Tipo de documento: Artigo (Português)
Ver Resumo
As micro e pequenas empresas têm contribuído de forma crescente para o desenvolvimento da economia e tem se buscado maneiras para mantê-las vivas no mercado. O objetivo deste estudo é saber qual importância do planejamento estratégico para a sobrevivência dessas empresas e os recursos utilizados pelos empresários para determinar suas estratégias. Para este estudo, foi utilizada uma pesquisa descritiva, baseada na abordagem qualitativa de múltiplos casos, o que permite uma visão mais abrangente em relação à compreensão de problemas. Desse modo, pretende-se não apenas obter dados e/ou informações numéricas, mas sim buscar o aprofundamento de questões relativas ao cotidiano da empresa. Os resultados demonstraram que as micro e pequenas empresas analisadas realizavam planejamento em curto prazo, de acordo com suas necessidades, pois dependiam de retorno financeiro para planejar novos investimentos. Os resultados também revelaram que as micro e pequenas empresas estão investindo em conhecimento e planejamento para tornar suas organizações não somente mais preparadas para enfrentar o mercado cada vez mais competitivo, mas para garantir suas próprias sobrevivências.