ID: 60730
Autoria:
Laudelino Siqueira Amaral Sanematsu, Fernando Rejani Miyazaki, Alexandre Scherrer Tomé, Maria do Carmo Fernandes Martins.
Fonte:
Revista Eletrônica Gestão e Serviços, v. 11, n. 1, p. 2988-3013, Janeiro-Junho, 2020. 26 página(s).
Palavras-chave:
Currículo , ensino-aprendizagem , liderança , táticas de influência
Tipo de documento: Artigo (Português)
Ver Resumo
Este trabalho objetiva analisar os currículos de enfermagem de três Instituições de Ensino Superior (IES) e compreender a percepção dos enfermeiros sobre o processo de ensino-aprendizagem da liderança na graduação. Objetiva-se também, identificar quais táticas de influências são utilizadas por enfermeiros líderes (mínimo de dois anos de atividade). Trata-se de estudo exploratório com abordagem qualitativa. Os dados foram coletados por entrevista, análise documental e observação. Os resultados evidenciaram que o currículo, a vocação da IES e o ensinoaprendizagem da liderança em enfermagem, quando mediados pela teoria na vivência, influenciam o desempenho das habilidades dos enfermeiros após a graduação. Conclui-se que em escolas com ensino de assistencialismo é predominante sem a prática vivenciada, e predomínio da educação bancária, o estilo de liderança é transacional, mediado pelas táticas de influência, legitimidade e colaboração. Em escolas onde a prática vivenciada é presente, o estilo de liderança é transformacional, dado por apelos inspiracionais.