ID: 64814
Autoria:
Otávio Bezerra de Sena Júnior, Deusimária Fernandes Silva, Alice Emanuele de Almeida Barros.
Fonte:
Revista Eletrônica de Administração e Turismo, v. 15, n. 2, p. 85-110, Julho-Dezembro, 2021. 26 página(s).
Palavras-chave:
Competitividade , Estratégia , Setor Hoteleiro
Tipo de documento: Artigo (Português)
Ver Resumo
O setor de hotelaria vem crescendo em Palmas/TO, incrementando a oferta de acomodação para os viajantes. Diante do aumento da demanda, o trade hoteleiro vem incorporando novos empreendimentos, acirrando a competitividade entre os meios de hospedagem, despertando as empresas para a adoção de estratégias que visem a conquistar novos hóspedes e fidelizar os assíduos. Nesse contexto, o presente estudo tem como objetivo analisar as principais estratégias competitivas utilizadas no mercado hoteleiro de Palmas/TO. Foi realizada uma pesquisa descritiva-exploratória com abordagem qualitativa, com os gerentes e proprietários. Os dados foram coletados através de entrevistas semiestruturadas e após análise e levantamento de dados os resultados foram apresentados baseando-se no modelo de Porter (2009). Os principais resultados demonstraram que as estratégias de preço e atendimento diferenciado foram as mais destacadas para fidelizar e atrair novos hóspedes, forçando os hotéis a se adaptarem estruturalmente para acompanhar o desenvolvimento do setor de maneira competitiva e inovadora.